Fire Whip, montanha-russa radical do Beto Carrero World.
Fotos Panorama do Turismo
Fotos Panorama do Turismo
A porção norte do litoral de Santa Catarina reserva muitas surpresas. Por exemplo, acena com uma das cidades mais antigas do Brasil (São Francisco do Sul), com um dos maiores parques temáticos do planeta (o Beto Carrero World) e praias livres de poluição, além de oferecer fácil acesso e calorosa hospitalidade. Mesmo passando o verão, a região continua com clima bom e mar com águas de temperatura agradável. Os destinos desse território são variados e, certamente, você vai encontrar um que se encaixe nos seus desejos de passeio.
São Chico
A Ilha de São Francisco foi descoberta pela expedição francesa de Binot Paulmier de Gonneville, com a nau L’Espoir, em abril de 1504. Mas São Chico, como os mais íntimos chamam a cidade, começou a ser povoada para valer em 1658, com a chegada da missão portuguesa de Manoel Lourenço de Andrade. Indiscutivelmente, os predicados históricos configuram um dos apelos turísticos locais. O casario antigo, emoldurando ruas estreitas com calçamento de pedras, assegura uma viagem no tempo. Em estilo açoriano, as construções preservam em suas paredes incontáveis e silenciosas histórias. Algumas, recuperadas, se tornaram endereços de museus, teatro, restaurantes e casas comerciais.
O Centro Histórico de São Francisco do Sul reúne cerca de 150 construções tombadas e, gradativamente, restauradas sob a supervisão IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Um dos destaques é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça.
Também vale a visita ao Museu Nacional do Mar (único do gênero no Brasil), inaugurado em 1992 nos antigos armazéns da firma Hoepke. Em seu acervo estão instrumentos de trabalho e orientação naval, documentos textuais, icnográficos e cartográficos, réplicas de embarcações, e até o barco IAT, utilizado pelo navegador Amir Klink na sua heroica travessia do Atlântico. São Chico ainda tem praias para todos os gostos, entre elas, as de Ubatuba e Capri. Mais informações em www.saofranciscodosul.sc.gov.br.
Balneário Piçarras
A meio caminho entre Curitiba e Florianópolis, o Balneário Piçarras é privilegiado por contar com uma das mais belas faixas de mar e areia de Santa Catarina. São cerca de sete quilômetros de praias de águas calmas e sem poluição – a propósito, elas possuem balneabilidade exemplar, sendo, pois, um dos atrativos locais.
Contando com uma programação de verão repleta de eventos, o município ainda oferece uma grande área rural, onde algumas propriedades disponibilizam atividades como pesque-pague, pesca esportiva, trilhas ecológicas, além de resgatar e promover a natureza e o patrimônio cultural das comunidades do interior.
Piçarras tem outros atrativos turísticos. Nesse contexto estão a Barra do Rio Piçarras (na divisa com o município de Penha), as Ilhas Itacolomi (a aproximadamente oito quilômetros; no idioma indígena, ita=pedras + colomi=irmãs), Praia das Palmeiras (a pouco mais de cinco quilômetros do centro da cidade, na divisa com Barra Velha), Ponta do Jaques e a Ilha Feia. Distante uns 20 minutos da costa, em embarcações motorizadas, essa ilha, apesar do nome, é de grande beleza. De preferência acompanhado de alguém que já a conhece, a Ilha Feia é ponto de pescaria e mergulho e tem a Caverna do Diabo, uma gruta pouco explorada, mas muito bonita. Mais informações em www.picarras.com.br.
Penha
Penha, coladinha a Piçarras, é local para momentos de lazer, diversão e descanso. Conta com 19 belíssimas praias e abriga o Beto Carrero World. Outro destaque fica por conta da culinária centrada nos frutos do mar; o município é um dos principais criadores de mariscos do país e seus restaurantes apresentam pratos saborosos e diferenciados.
No item praias, são inúmeras, de ímpar beleza natural. Entre as mais conhecidas destacam-se a Alegre, a da Saudade, a do Quilombo, da Fortaleza, do Manguinho, da Cancela e Praia da Armação do Itapocoroy, berço da colonização da região. Existem ainda as praias da Paciência, Ponta da Vigia, Praia Grande, do Poá, São Roque, do Monge, do Caminho, Vermelha, do Lucas, de São Miguel e a Bacia da Vovó.
Outros atrativos locais são a Capela de São João Batista (construída em 1759, e ainda mantendo a estrutura original e a imagem em estilo barroco do padroeiro, venerada em seu altar há quase 240 anos), a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha (erguida em 1971 no lugar da antiga igrejinha do início do século passado, em torno da qual formou-se o centro do povoado), Praça da Armação e do Quilombo (local para promoção de eventos culturais e artísticos com coreto e calçadão, ponto de encontro de veranistas e turistas durante a alta temporada).
Um das âncoras do turismo de Santa Catarina, o Parque Beto Carrero World também se localiza na Penha. É simplesmente o maior centro de lazer da América latina e o quinto do globo, reunindo inúmeros brinquedos, muitos deles radicais, circo com shows ao vivo e zoológico. Desde a sua abertura, em dezembro de 1991, mais de quatro milhões de pessoas já o visitaram, em uma média de frequência de 7.000 pessoas por dia. Outras informações sobre o município estão em www.penha-sc.com.br
Veja aqui, no mapa, o litoral catarinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário